PORT ENG ESP

Trip to Origin – Matas de Minas: Adventure of a lifetime (by Coldplay)

Prezados amantes do café, hoje trago um texto um tanto diferente, e para ajudar a contar como foi a história, ilustrei com trechos da música da banda britânica Coldplay, pois creio traduzir bem a aventura vivida por nosso Time da “Estação dos Cafés” e “Café dos Reis” no sábado 01 de maio de 2021.

Planejamos uma “Trip to Origin – Viagem à Origem” para Araponga, Região das Matas de Minas, em comemoração ao dia do trabalho, e também para lançar o selo do Projeto “Semente, o café do amanhã” com o seu criador Edimar Miranda, cafeicultor, campeão de concursos de qualidade e entusiasta do agronegócio café.

Fomos surpreendidos em diversos aspectos, pois de fato foi uma experiência de vida, recheada por: conhecimentos técnicos acerca da produção de café; sabedoria popular por desvendar da natureza suas plantas medicinais, cosméticas, comestíveis, venenosas e outras mais; quanto à beleza natural, colírio para os olhos e acalento para a alma; e positividade e transbordamento pela história de vida, superação e propósito de mudar o mundo através do café.

Fomos visitar uma lavoura e trocas ideias e conhecimentos sobre café, mas fizemos muito mais: conhecemos um mundo de novos conceitos; vivenciamos um pouco das dificuldades da produção cafeeira nas altas e íngremes montanhas de Araponga; tomamos café no meio dos talhões limpos e bem manejados, onde produtos químicos não entram, tratamento sem agrotóxicos e técnicas sustentáveis, preservando a natureza.

“Turn your magic on, Umi she’d say

Everything you want is a dream away

We are legends, every day”

Como diz o vocalista e pianista da banda Coldplay, Chris Martin:

“Ligue sua magia, pra mim ela diria

Tudo que você quer está a um sonho de distância

Somos lendas, todos os dias”

Sonhar é o primeiro passo, e isso Edimar faz muito bem, pois sonha grande, em alcançar muitos corações através do que os cafés de origem e especiais podem proporcionar. Ligue sua magia, todos nós detemos poder, ele está dentro de nós, e só precisamos entende-lo e ativá-lo. Somos quem fazemos nossa vida acontecer todos os dias, e por nos desafiarmos, já somos lendas.

Edimar cuida do seu cafezal com tanto carinho, que parece que cada pé faz parte da família. Dentro da sua propriedade tomamos água fresca, vimos uma belíssima cachoeira, nos deslumbramos com paisagens magníficas, a mais de 1200 metros de altitude. Vimos o ponto de maturação dos cafés, e as cerejas começando a despontar. O colorido vai tomando conta, e pudemos degustar uns cafés direto do pé, sentir a mucilagem dentro dos grãos maduros a serem colhidos nos próximos meses.

“Under this pressure, under this weight

We are diamonds taking shape”

“Sob essa pressão, sob esse peso

Somos diamantes tomando forma”

A despeito do que os outros possam dizer, Edimar possui um foco, e corre atrás da realização dos seus sonhos todos os dias, fazendo seu melhor, seja no manejo e tratos culturais do café, com apoio da Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faemg|Senar|Inaes e seu Técnico Laio Almeida, desta forma alcançou maiores produtividades e um cafezal bem nutrido e sadio. Seja nos cuidados na colheita e pós colheita, que o levaram ao pódio do Cupping AT&G em 2020. E pelos relacionamentos comerciais que vem conquistando pela sua simplicidade e transbordamento dos objetivos, atingindo assim muitas vidas. Ou seja, o diamante bruto está se lapidando dia após dia, tomando forma e alcançando resultados antes inimagináveis.

O passeio foi demorado, mas proveitoso, e ao chegarmos na sede, fomos recebidos com um almoço, típica culinária mineira, costelinha com quiabo, angu, arroz, feijão, descontração, bate papo e mais conhecimentos. Depois do almoço Duda Andrade, nosso barista, preparou um café super especial no “Globinho”, parecia um alquimista do café. Explicou do funcionamento, extraiu o café, fez também na Pressca, e degustamos em dois métodos o mesmo café para podermos sentir a diferença e nuances de cada experiência.

“And if we’ve only got this life

in this adventure oh then I”

“E se nós tivermos apenas esta vida

esta aventura é maior que eu mesmo”

E esta é uma das certezas que temos, um dia não mais habitaremos esta Terra, portanto, façamos aqui e agora tudo o que temos para fazer, os sonhos que tivermos que sonhar, as atitudes que precisamos tomar. Ame e seja grato hoje, pois amanhã pode não ter a chance de se expressar às pessoas que estão ao seu redor.

Edimar nos mostrou a estrutura da propriedade, assim como os planos futuros, mais investimentos em pós colheita armazenamento, sala de classificação e degustação para oferecer em parceria com outras entidades cursos e treinamentos para a comunidade de Araponga e da Região das Matas de Minas.

Nos belos platôs visitados também planeja explorar o turismo ecológico e consciente através da cultura do café, mostrando aos interessados como é o dia à dia da produção cafeeira e como são os cuidados desde a planta até o café pronto seco para a venda, torra e degustação.

Um propósito muito maior, Divino, está sob nós, deve nos guiar, e entender que podemos ser maiores, que devemos servir e tocar as pessoas através desse propósito nos move. Nos mostra sentidos muito maiores para viver e sermos melhores a cada dia.

Marcos Reis

Café dos Reis / Estação dos Cafés