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SUSTENTABILIDADE: POR QUE NOS APOIAMOS?

Cafeicultor, acredito que falar sobre sustentabilidade com você não é falar sobre algo novo. Desde meados dos anos 80, muito se discute sobre a importância de práticas sustentáveis na agricultura e, nos últimos anos, este discurso tem se intensificado e ganhado cada vez mais espaço, principalmente na cafeicultura.

Mas será que sua produção é sustentável? Será que você adota medidas que promovem a sustentabilidade? Sabe o que significa ser sustentável na prática, no dia a dia da lavoura? Bem, isto significa adotar boas práticas que envolvem ações desde o plantio da lavoura até a comercialização, passando pelo manejo, colheita e gestão.

Com isso, quero chamar a sua atenção para que entenda que a sustentabilidade se aplica a tudo dentro da sua propriedade. Mais do que isso, é um estilo de vida, uma mudança de cultura. E se você é sustentável, você sabe do que eu estou falando. Se não for, no próximo parágrafo eu te dou uma dica de como ser e até o final do artigo, te explico o porquê de ser.

Não é o meu foco aqui falar para você sobre as práticas sustentáveis, até porque existe o Currículo de Sustentabilidade do Café, desenvolvido exatamente para esta finalidade. Se você ainda não o conhece, vale a pena dedicar um tempo para ler. Vou deixar aqui o link[1] do guia que ensina passo a passo sobre como adotar as práticas de sustentabilidade em sua propriedade:

Voltando ao motivo de adotar a sustentabilidade, quero te contar o porquê de ser sustentável. Para além do nosso dever moral de preservar o meio ambiente, respeitar as pessoas envolvidas com a produção e conservar os recursos para as próximas gerações, o mercado pede cada vez mais produtos sustentáveis.

De acordo com uma matéria da revista Dinheiro Rural[2], cerca de 37% do café comercializado no Brasil é produzido de acordo com as boas práticas de sustentabilidade. No mundo, este percentual é de 35%, com base no estudo The State of Sustainable Markets 2020: Statistics and Emerging Trends[3]. Além disso, as tradings e torrefadoras parceiros do Sustainable Coffee Challenge[4], movimento global em prol da sustentabilidade no café do qual eu faço parte, assumiram o compromisso de fazerem com que 50% dos cafés comprados até 2050 sejam sustentáveis.

Produtor, neste quesito, preciso te dizer uma coisa importante: o mercado comprador reconhece o café sustentável como café certificado. Sei que este é um tema interessante e que rende outro artigo, mas saiba que a sustentabilidade está no cerne das certificações, por isso o mercado enxerga desta maneira. Neste link[5] você terá acesso a um material gratuito da CertifiCafé que explica sobre certificação e o passo a passo para conseguir uma.

A decisão de ser sustentável não é fácil, né?! Mas este cenário está mudando, principalmente na Região das Matas de Minas. De acordo com uma pesquisa que analisou dados de auditoria do IMA[6], cerca de 30% dos nossos cafeicultores não usam agrotóxicos em suas lavouras, contribuindo ainda mais para a sustentabilidade da nossa região. Além disso, cerca de 269[7] propriedades produzem cafés de acordo com boas práticas de sustentabilidade! Ou seja, são produtores com algum tipo de certificação.

Bem, neste ponto você deve estar se perguntando: mas por que o mercado está mudando, por que sustentabilidade? A resposta é simples: porque o consumidor está cada vez mais consciente e preocupado com os seus hábitos de consumo. Não é à toa que nos anos mais recentes temos visto uma exigência muito grande por rastreabilidade, uma das formas do consumidor saber sobre a origem e produção do café que está prestes a consumir, e que também faz parte da certificação.

Além disso, você já parou para pensar nos futuros consumidores de café? Estes consumidores, da geração Z, são muito mais preocupados com a sustentabilidade e com o impacto dos seus hábitos no mundo. Para estes consumidores, a sustentabilidade precisa ser de verdade. E neste aspecto, é importante ressaltar que não basta apenas falar, é preciso fazer e mostrar! De acordo com um estudo de mercado do Whole Foods[8], que projeta tendências de mercado para 2021, a agricultura sustentável é um dos pilares que sustentará o mercado de alimentos.

Produtor, a esta altura deu pra entender que a sustentabilidade é importante para todos nós e por isso ela é um pilar do Conselho das Matas de Minas e está no DNA da CertifiCafé. Acreditamos e trabalhamos para construir uma cafeicultura regional cada vez mais sustentável.  

Sobre o autor

Mauro Júnior é CEO da CertifiCafé, uma startup focada em simplificar o processo de certificação, gestão e conexão com o mercado comprador de café certificado.