PORT ENG ESP

SEMINÁRIO DIVULGA A QUALIDADE DAS MATAS DE MINAS EM ARAPONGA

O Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas iniciou uma série de Seminários sobre a Produção de Cafés de Qualidade na sua região de atuação. Ao todo 63 municípios são envolvidos no projeto de produção de cafés de qualidade com a marca das Matas de Minas. O primeiro evento foi em Araponga.

Durante seminário promovido com apoio da Prefeitura de Araponga, Emater-MG, Secretarias de Agricultura e de Turismo, foram apresentados os detalhes da estrutura do Conselho, os objetivos do projeto e os diferenciais da Região das Matas de Minas.

O consultor Sérgio Cotrim D´Alessandro apresentou a parte técnica do evento. Ele demonstrou também as principais recomendações para a produção de cafés de qualidade.

Os produtores demostraram muito interesse no projeto. Araponga está entre os 63 municípios da área demarcada da Região das Matas de Minas. A cidade também é reconhecida em concursos de qualidade por seus cafés premiados.

Mais três seminários foram agendados para divulgar o projeto Café das Matas de Minas:

Raul Soares – dia 07/06 – às 09:00hs – apoio – Sicoob União (Raul Soares)

Caratinga – dia 07/06 às 15:00 hs – apoio – Sicoob Credcooper (Caratinga)

Espera Feliz – dia 08/06 às 18:00 hs – Sicoob Credsudeste (Muriaé)

REGIÃO DAS MATAS DE MINAS

A Região das Matas de Minas é uma origem produtora de cafés especiais, composta por 63 municípios, situada em uma área de Mata Atlântica, no leste do Estado de Minas Gerais.

A produção é naturalmente sustentável, marcada pela predominância da agricultura familiar, pelo impacto econômico e social direto e indireto e integração natural entre o homem e a mata, fatores culturais presentes na cafeicultura da nossa região.

A região é pioneira na chamada qualidade artesanal, o trabalho manual e técnicas desenvolvidas pelos produtores da região para se produzir alta qualidade. O resultado deste trabalho é uma diversidade de nuances e sabores diferenciados, presentes nos nossos cafés, que hoje se destacam nas principais premiações nacionais e internacionais.

Autor: Carlos Henrique Cruz