PORT ENG ESP

Reunião administrativa com o Conselho do Café das Matas de Minas

O Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas promoveu reunião administrativa na semana passada. Na pauta, a definição de estratégias para os próximos meses. Representantes dos vários segmentos que formam a entidade estiveram no encontro.

A reunião foi liderada pelo presidente do Conselho das Entidades, Fernando Romeiro, e contou com a presença dos diretores e consultores do Projeto Café das Matas de Minas, além da técnica da microrregional do Sebrae-MG.

Na primeira parte, o professor José Luiz Rufino apresentou o alinhamento das Redes de Referência com a parceria entre o Conselho e o Senar Minas (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) para ampliação da assistência técnica aos produtores das Matas de Minas.

O consultor Sérgio Cotrim DAlessandro apresentou também o cronograma das Redes de Referência e os resultados das reuniões com produtores em Araponga, Caratinga, Raul Soares e Espera Feliz.

Na segunda parte da reunião, a técnica do Sebrae-MG Ereni Emerick e o assessor do Sebrae-MG Rogério Galuppo reforçaram as estratégias e o foco do projeto Café das Matas de Minas.

A Região das Matas de Minas congrega cerca de 36 mil produtores de café. Distribuídos por 63 municípios, eles são responsáveis pela produção de cinco milhões de sacas anuais, o que significa 24% do total em Minas Gerais.

As ações são o desdobramento de um projeto, iniciado em 2011, que, entre outros objetivos, busca valorizar o café da região, organizar as ações dos produtores e abrir mercados para os grãos com a marca das Matas de Minas.

Autor: Carlos Henrique Cruz