PORT ENG ESP

Representante das Matas de Minas participa do Fórum Mundial de Produtores de Café

O Conselho de Entidades da Região das Matas de Minas esteve representado na edição 2019 do Fórum Mundial de Produtores de Café, que reuniu as nações cafeeiras para debates de temas de interesse comum, como a renda dos cafeicultores, as questões socioambientais, o clima e a sustentabilidade. O evento foi realizado em Campinas (SP), entre 10 e 11 de julho.

Aproximadamente 1500 pessoas puderam participar de palestras e debater sobre temas como novas maneiras para melhorar preço, sustentabilidade, conhecimento do produtor e do consumidor. Da região, estiveram presentes a representante da Aliança das Mulheres da Cafeicultura (IWCA) Josiane Cotrim, o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Manhumirim Eleci Teles e o produtor e consultor do Conselho das Matas de Minas, Sérgio Cotrim D´Alessandro.

No primeiro dia ocorreram palestras com nomes consagrados do mercado, como Nathan Herszkowicz, Carlos Brando, José Marcos, José Dauster Sette, Roberto Velez Vallejo, Jeffrey Sachs, Annette Pensel, entre outros, que abordaram, em seus painéis, temas como: O mercado como instrumento de proteção à renda dos produtores; Formulação de preço do café: Transparência da semente à xícara; Promover e aumentar o consumo; Resultados do estudo de sustentabilidade econômica do prof. Jeffrey D. Sachs.

O que se pôde perceber foi a preocupação em encontrar um denominador comum sobre soluções para os baixos preços do café, além da importância de unir toda a cadeia através de planejamento e transparência nos dados, focando no produtor e consumidor.

No segundo dia, os participantes dividiram-se em quatro salas para uma conversa sobre os temas abordados no dia anterior, visando buscar por soluções para cada assunto abordado. Cada grupo criou um diagnóstico com os principais desafios enfrentados pela cadeia e recomendações para resoluções coletivas no futuro.

O evento

Criado em 2017, o Fórum Mundial de Produtores de Café é um ambiente de discussão com agenda preparada pelos cafeicultores com o objetivo de buscar os caminhos mais sustentáveis para a atividade cafeeira global. O objetivo é atrair produtores, exportadores, importadores, compradores, torradores, distribuidores ou amantes de café. Na edição 2019 do evento, o Brasil e os demais países produtores tiveram como propósito de abordar e solucionar cenários que comprometam a oferta futura de café.

Autor Carlos Henrique Cruz