PORT ENG ESP

Programa Café Sustentável – Parceria com a Região das Matas de Minas

O consultor da P&A Marketing, Pedro Ronca, participou da reunião com os membros do Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas e apresentou o programa Café Sustentável.

Ele demonstrou como funciona o programa, resultados e propôs a parceria com o conselho para capacitação das Redes de Referência.

Criado pela agência holandesa IDH e coordenado no Brasil pela P&A, o Programa Café Sustentável tem o apoio de governos europeus e é patrocinado pelas principais torrefadoras mundiais. Estas indústrias firmaram compromissos junto a seus consumidores de processar volumes crescentes de cafés de origem comprovadamente sustentável nos próximos anos.

O IDH (Iniciativa de Comércio Sustentável, em holandês) é uma organização sem fins lucrativos dedicada a promover a sustentabilidade em diversas cadeias produtivas globais, entre elas o café.

O objetivo do programa é contribuir para que práticas sustentáveis de produção e comercialização de café ganhem escala por meio de atividades que assegurem aos cafeicultores a permanência e continuidade na atividade produtiva, com melhorias na renda e qualidade de vida, na organização social e econômica e na conservação do meio ambiente nas comunidades em que vivem.

O Programa está presente em seis países – Brasil, Colômbia, Vietnã, Indonésia, Etiópia e Uganda – que juntos representam 74% da produção mundial de café e também conta com a parceria de plataformas de certificação e verificação de diversas nacionalidades.

O projeto envolve troca de experiências e metodologias que permitam otimizar os recursos públicos disponíveis de forma a atender o maior número possível de pequenos e médios cafeicultores, promovendo não apenas transferência de tecnologia, mas também geração e apropriação coletiva de conhecimentos e processos produtivos voltados para uma agricultura sustentável.

Autor: Carlos Henrique Cruz