PORT ENG ESP

MISSÃO TÉCNICA DAS MATAS DE MINAS AO IAPAR- LONDRINA-PR

Comobjetivo de conhecer a experiência, bem-sucedida, executada pelo IAPAR e o Instituto EMATER-PR, utilizando a metodologia “Treino & Visita” em sistema de Redes, uma missão técnica com membros da Rede de Referência do Conselho das Matas de Minas, viajou até Londrina-PR, sede do IAPAR – – Instituto Agronômico do Paraná – entre os dias 26 a 29 de outubro último.

            REDE, segundo a definição do IAPAR, “é o conjunto de propriedades de um sistema de produção, que depois de um processo de melhorias conduzido por agricultores, extensionistas e pesquisadores, serve como referência, a partir dos indicadores técnicos e econômicos obtidos, para um grande número de propriedades semelhantes.”

            O trabalho em Redes de Referências, surgiu em 1987, através de um Programa de Cooperação Brasil- França, quando técnicos da EMATER-PR foram capacitados por doze (12) meses, pelo técnico francês Victor Labrant, utilizando a metodologia extensionista “Treino & Visita”.  Na estratégia do trabalho nas Redes, há o envolvimento da Pesquisa, Extensão Rural e Agricultores. Os técnicos, recebem treinamentos e capacitações ministrados pelos Pesquisadores. Após a capacitação, as inovações tecnológicas conhecidas e discutidas nas capacitações são repassadas aos produtores da Rede que, devidamente assistidos, aplicam em suas propriedades. Um dos pontos fortes do trabalho em Rede é a gestão da propriedade, instrumento este, importantíssimo para quem quer ter sustentabilidade na atividade.

            A missão técnica, promovido e coordenado pelo SEBRAE MG, foi composto por: Rogério Galuppo e Ereni Emerick do SEBRAE MG; Amara Alice, Secretária Executiva do Conselho das Matas de Minas; José Luiz Rufino, UFV; Sérgio DAlessandro, coordenador da Rede; Pedro Antonio da Silva, Coocafé e Coordandor do grupo técnico; Márcio Damasceno, membro do grupo técnico e Paulo R.V. Corrêa, Coordenador da EMATER MG, membro do grupo técnico. No IAPAR, fomos recepcionados pelos Pesquisadores do IAPAR Dimas Soares Júnior e Paulo V. Z. Contador e pelo Coordenador Estadual Edson L.D. Almeida – EMATER-PR, responsáveis pela coordenação do trabalho em Redes.

            A programação constou dos seguintes temas:

* A metodologia de trabalho das Redes de Referências para Agricultura familiar – conceitos e procedimentos – Dimas Soares Jr, IAPAR;

* Extensão Rural sob o enfoque de projetos prioritários e unidades de referênciais– Edson L.D.Almeida, EMATER PR;

Treino e Visita como processo de transferência de tecnologias na cafeicultura de estado do Paraná-Organização da metodologia e resultados alcançados– Cilésio A. Demover, EMATER PR  e Paulo V.Z.Contador, IAPAR; 

* Visita técnica, programa café– Patrícia H.Santoro, Pesquisadora IAPAR;

* Visita ao laboratório de degustação de café do IAPAR;

* Treino e Visita, aspectos teóricos e Exemplos de planos estratégicos, táticos e operacionais– Marcos Valentim F. Martins, pesquisador IAPAR.;

* Um modelo de Rede para assistência técncica e transferência de tecnologia– Edson L.D.Almeida e,

* finalizando com a síntese dos trabalhos, questões de ordem geral, reflexões e encaminhamentos.

            Consideramos a visita de suma importância para darmos continuidade aos nossos trabalhos com os cafeicultores de nossa região, objetivando construir e difundir referências para a produção sustentável, bem como aumentar a nossa abrangência por meio de estratégias metodológicas .

Autor: Paulo Roberto Vieira Correa.