PORT ENG ESP

Matas de Minas participa da Semana Internacional do Café 2019

Produtores da região das Matas de Minas se preparam para participar da Semana Internacional do Café (SIC) 2019, entre os dias 20 a 22 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte. Haverá um estande do Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas

O encontro reunirá cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e coffee lovers.

Principal evento nacional e um dos maiores do mundo, a Semana Internacional do Café terá extensa programação para profissionais brasileiros e estrangeiros, focada nas áreas de mercado & consumo, conhecimento & inovação e negócios & empreendedorismo. Serão 25 eventos simultâneos, como encontros, seminários, cursos, concursos de melhor café e melhor barista e sessões de cupping (prova de cafés).

Por três dias, os participantes conhecerão as tendências de consumo e do mercado e poderão eleger o melhor café brasileiro desta safra, num teste às cegas, no concurso Coffee of the Year. Este ano, a SIC receberá três campeonatos nacionais de barista: Campeonato de Brewers Cup (preparo de café), Campeonato de Cup Tasters (prova de café) e Campeonato Brasileiro de Barista, com o National Body da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

CAMPEONATOS BRASILEIROS DE BARISMO

A SIC receberá os Campeonatos Brasileiros de Barismo – em que o barista tem 15 minutos para preparar e apresentar seus espressos, bebidas com leite e drinques de assinatura; Brewers – competição de método filtrado e Cup Tasters – em que o degustador apresenta suas habilidades em provar o café e encontrar o diferente em menos tempo. As inscrições para competir serão realizadas pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

COFFEE OF THE YEAR

Criado em 2012, o COY tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café. Durante a SIC o público poderá degustar às cegas e votar nas 15 amostras classificadas. O grande campeão será anunciado no último dia do evento no auditório principal e com a presença dos visitantes.

ENCONTRO IWCA

Pela primeira vez, mulheres de 12 países estarão presentes no encontro da Aliança Internacional das Mulheres do Café com palestras, premiações, cuppings e muitas atrações no Grande Auditório. São esperadas mais de 700 mulheres de diversas áreas do café. O evento tem o apoio da Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil – formada por representantes de mais de 10 capítulos brasileiros que atuam como cafeicultoras, empresárias e baristas.

TRADIÇÃO

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, a Semana Internacional do Café tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor.

A SIC é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Café Editora, Sebrae, Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

Adaptação: Carlos Henrique Cruz