PORT ENG ESP

Grupo das Matas de Minas faz visita técnica a cooperativas de Santa Catarina

TROCA DE CONHECIMENTOS

Uma missão técnica visitou as cooperativas de produção Coopercampos, Cooper A1 e Cooperalfa e conheceram o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e a OCESC – Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina. O objetivo foi conhecer a boa experiência de cooperação entre as cooperativas no estado de Santa Catarina, no sul do país.

O grupo foi formado por membros do Conselho das Entidades do Café Região das Matas de Minas com representantes de cooperativas, sindicatos e associações. Nas visitas, eles conheceram o modelo de organização bem como, os processos organizacionais e produtivos das cooperativas e os resultados da intercooperação. A visita contou, ainda, com representantes do Sebrae/MG.

Na Cooper A1, o grupo foi recepcionado, na matriz, pelo presidente Elio Casarin e o 2º vice-presidente, Santo Tumelero. O presidente explicou sobre o modelo de trabalho cooperativista voltado aos pequenos produtores rurais da região oeste de Santa Catarina, e noroeste do Rio Grande do Sul; as atividades econômicas desenvolvidas, área de atuação, estrutura organizacional, área social, etc. O grupo também visitou a fábricas de rações da Cooper A1, em Palmitos/SC.

De acordo com os visitantes, o objetivo do intercâmbio foi tomar conhecimento sobre a cultura cooperativista da Cooper A1, que é referência para o Brasil e, com isso, potencializar o cooperativismo também em sua entidade.

O Conselho das Entidades do Café Região das Matas de Minas é formado por cooperativas, sindicatos e associações e busca o desenvolvimento dos cafeicultores de 63 municípios mineiros.

Ator: Carlos Henrique Cruz