PORT ENG ESP

ESTUDANTES CONHECEM PROJETO DA REGIÃO DO CAFÉ DAS MATAS DE MINAS

O cultivo de café de qualidade e o trabalho de consolidação da Região das Matas de Minas foram apresentados em palestra na Escola Estadual Alaide Dornelas Nepomuceno para duas turmas do terceiro ano do segundo grau, na cidade de São Domingos das Dores.

Fábio Carvalho, que integra o Sicoob Credcooper / Caratinga, foi o palestrante, representando a Região das Matas de Minas. 

As duas turmas fizeram um trabalho sobre a cafeicultura. Nos estudos, os alunos pesquisaram a origem, a evolução da produção de café nas últimas décadas. O trabalho foi integrado com as várias disciplinas da formação dos estudantes.

Nos conteúdos de Biologia, a pesquisa abordou as espécies cultivadas, sistema radicular, entre outros aspectos do cafeeiro. A matemática foi destacada para mostrar cálculos de produção, preços e mercado. Na química e física abordaram os elementos químicos utilizado no cultivo, os produtos e os fertilizantes e as práticas de cultivo, abordando a transmissão da mão de obra manual para a utilização de máquinas e equipamentos – como roçadeiras, secadores, máquinas de beneficiar, entre outros.

Na parte de Geografia, houve apresentações sobre o plantio em curvas de nível, a relação entre cafeicultura e as áreas de preservação, práticas de preservação do solo.

A apresentação de Fábio Carvalho abordou bastante a parte institucional do projeto da Região das Matas de Minas, mostrou o funcionamento do COnselho das Entidades do Café, os projetos para divulgação e fortalecimento da rede de referência.

Participaram cerca de 50 anos, além dos professores, participaram o diretor José Geraldo de Assis Pereira e a vice-diretora Mônica Gonçalves de Souza.

Autor: Carlos Henrique Cruz