PORT ENG ESP

ENCONTRO DE CAFEICULTORES DAS REDES DE REFERÊNCIA DAS MATAS DE MINAS

Aconteceu em Alto Caparaó, no último dia 18 de novembro, o 1º encontro de cafeicultores das redes de referência das Matas de Minas, reunindo participantes dos grupos já formados. Compareceram, aproximadamente, 150 produtores de vários municípios como Manhuaçu, Manhumirim, Simonésia, Luisburgo, Lajinha, Sericita, Vermelho Novo, Caratinga, Carangola e Fervedouro, associados das entidades integrantes do Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas.

            A abertura do encontro foi feita pelos membros da Diretoria do Conselho, representantes do SEBRAE e em seguida, aconteceram as palestras técncicas:1)  A cooperação enquanto estratégia de mercado – Palestrante: Nemízio Antônio, consultor;2) Programa de Engajamento dos    Cafeicultores ao uso da marca “Região das Matas de Minas”, composta pelos seguintes temas: a) A Marca Região das Matas de Minas – Palestrante: Sérgio Cotrim D’Alessandro; b) O Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas – Palestrante: Sebastião L. Lopes diretor do Conselho das Entidades , e c) As Redes de Referência da Cafeicultura das Matas de Minas –Palestrante: José Luiz Rufino, consultor; 3) Panorama e Perspectivas do Mercado de Cafés Especiais no Brasil e no Mundo – Palestrante: Mariana Proença, Diretora de Redação da Expresso; 4)Degustação de Cafés Regionais especiais – Marcos Teixeira, que apresentou os principais defeitos capitais do café a ser evitado por quem quer produzir café de qualidade. Durante a sua apresentação, em uma mesa, foi colocada para degustação dos participantes, alguns cafés de qualidade. E, finalizando o evento, aconteceu os depoimentos de três produtores finalistas em concursos de qualidade de café, demonstrando a importância da participação nestes concursos.

            Pelos depoimentos dos presentes, o evento foi um sucesso e, com certeza, foi o primeiro de vários outros que aconterão daqui para frente. O próximo evento anunciado para os participantes da Rede, será o treinamento para os coordenadores em Pragas em Doenças na Cafeicultura, possivelmente neste ano.

Autor: Paulo Correa