PORT ENG ESP

Conheça o Adote uma Micro Torrefação

Projeto nasceu para auxiliar a retomada do mercado interno de cafés especiais durante a pandemia

Nos últimos 20 anos o mercado de cafés especiais no Brasil passou por uma revolução. Impulsionado pelo surgimento de micro torrefações especializadas e por cafeterias de 3a. Onda, o consumidor brasileiro teve a oportunidade de mudar seus paradigmas quanto ao consumo da bebida.

Mas o Brasil conseguiu ir além: fortalecer elos da cadeia do café, da semente à xícara, de uma forma que nenhum outro lugar do planeta conseguiu. Laços muito mais profundos que os comerciais unem os elos desta cadeia no país que é maior produtor de cafés especiais no mundo.

A cadeia funciona da seguinte forma: os produtores recebem nas suas fazendas baristas e mestres de torra que participam da escolha de variedades de café, processos de colheita e pós-colheita e dão feedback para os produtores sobre a reação do consumidor para cada produto. Em contrapartida, as cafeterias e micro torrefações que investem no desenvolvimento cultural e técnico do setor com suas escolas recebem os produtores para ensiná-los e treiná-los, criando oportunidades de contato entre os produtores e os consumidores finais.

Este movimento, que tem sido chamado de 4ª Onda do Café, foi drasticamente atingido pela chegada da COVID-19. Forçados a fechar suas portas por conta da pandemia, o varejo representado sofreu perdas que foram fatais para os microempresários de cafeterias e torrefações.

Preocupadas com a quebra desta cadeia, Paula Dulgheroff da Mundo Café em Uberlândia e Georgia Franco de Souza do Lucca Cafés Especiais de Curitiba, criaram um programa para manter os elos desta cadeia fortalecidos mesmo em tempos de crise.  

O Adote uma Micro Torrefação é um projeto que tem como objetivo unir os elos da cadeia do café para ajudar quem foi mais atingido durante a pandemia. Com a curadoria de Juliano Tarabal, da Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro, o projeto conta com a participação das 5 IGs Brasileiras que já possuem selo de origem:

  • Alta Mogiana
  • Cerrado Mineiro
  • Mantiqueira de Minas
  • Matas de Minas
  • Norte Pioneiro do Paraná

Com o apoio do SEBRAE Nacional e da Probat Leogap, o projeto Adote uma Micro Torrefação contou com mais de 40 micro torrefações inscritas e, deste total, 17 foram selecionadas. Entre os critérios para classificação das micro torrefações a banca levou em consideração alguns pontos como a utilização de cafés de alta pontuação (acima de 85 pontos), histórico de capacitação, utilização de equipamentos compatíveis com a torra de cafés especiais, utilização de software de controle e CNPJ com mais de dois anos de experiência.

Com torrefações nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e Recife, uma das premissas do projeto é promover a educação do consumidor sobre a cadeia dos cafés especiais. Na prática, funciona assim: os produtores doam sacas de café para as micro torrefações que, por sua vez, doam café torrado para cafeterias com o compromisso de compra de café torrado e verde em retorno. As cafeterias irão fazer o marketing por meio da utilização do selo de origem para mostrar a diversidade das IG’s Brasileiras e contar as histórias de cada produtor. A partir desse trabalho em conjunto será possível desenvolver a cultura das Origens no Brasil que irá fortalecer cada vez mais os elos da cadeia, já que assim o consumidor passará a compreender a importância que a origem controlada agrega ao café.

Para conhecer mais sobre o projeto siga o perfil @adoteumamicrotorrefacao no Instagram ou visite o site https://www.mundocafe.com.br/adote .

Autor: Assessoria de Imprensa Adote