PORT ENG ESP

Cafeicultores de Coimbra conhecem o Selo de Rastreabilidade das Matas de Minas

O Conselho das Entidades das Matas de Minas participou de reunião com cafeicultores da região de Coimbra. A ação foi mais uma iniciativa para apresentar o trabalho desenvolvido com as questões de qualidade, comercialização e governança em torno do Café das Matas de Minas.

Um dos destaques foi a apresentação do Selo de Rastreabilidade para os produtores. Eles são atendidos pelo Educampo Café, do Sebrae Minas.

Desde o ano passado, os cafés de diversos produtores já utilizam o Selo de Rastreabilidade e marca Matas de Minas. São grãos com origem e qualidade controladas da variedade arábica e com 80 pontos ou mais na escala da Associação Americana de Cafés Especiais.

Aos produtores de Coimbra, os representantes do Conselho mostraram as ações realizadas com objetivo de desenvolver a cafeicultura na região, valorizando o produto local, organizando as ações dos produtores e abrindo mercados.

A Região é regulamentada pelo Conselho das Entidades do Café Região das Matas de Minas, uma organização sem fins lucrativos, de caráter representativo, científico, educacional e cultural, formada por 14 entidades membros e parcerias voltadas ao desenvolvimento dos cafeicultores, nos 63 municípios que compõem a área demarcada da região.

Autor: Carlos Henrique Cruz