PORT ENG ESP

Viçosa sedia 1ª Copa Hario V60 – Região das Matas de Minas

A semana foi agitada para a cidade mineira de Viçosa, que recebeu a 90ª Semana do Fazendeiro, na Universidade Federal de Viçosa. Com tema Nove décadas de Extensão Universitária: história e horizontes, o evento teve como objetivo contribuir para educação e popularização da ciência e tecnologia no País.

Diversas empresas puderam apresentar um pouco do trabalho e novidades para os visitantes. Dentre os estandes presentes, o Cozinha Escola, do Senar Minas, recebeu na quinta-feira (18) a 1ª Copa Minas Gerais de Hario V60 – Etapa Região das Matas de Minas.

Realizado pelo Café dos Reis, a Copa teve o intuito de promover a cultura dos cafés especiais da região. Para isso, os grãos oficiais escolhidos foram produzidos em Araponga, nas Matas de Minas, pelos produtores Simone Sampaio e João Neto, na propriedade Jardim das Oliveiras. Este catuaí vermelho foi cultivado a 1.300 metros de altitude e passou por processo de cereja descascado.

Os nove competidores foram divididos em três chaves, tendo oito minutos para cada um preparar sua receita. Os juízes da competição foram Helga Andrade, barista e Q-Grader; Sandro Coutinho, mestre de torra; e Ricardo Aloise, Q-Grader, instrutor do Senar e proprietário da Una Cafés Especiais.

Os melhores de cada chave compuseram a final do campeonato. A grande campeã foi a barista Patriciana Nunes, com 24,75 pontos. O segundo lugar ficou com Eduardo Santos, que fez 24,5 pontos; e o terceiro foi para Roselia Soares, que conseguiu 24 pontos.

A competição contou com apoio da FAEMG, Atilla e Bunn, e parceria da BSCA e do Conselho das Entidades da Região das Matas de Minas. A Revista Espresso foi mídia oficial do evento.

FOTOS Natália Camoleze