PORT ENG ESP

Sebrae Minas e Região das Matas de Minas promovem Rodada de Negócios Virtual

Ação ocorre durante a Semana Internacional do Café e vai aproximar compradores e produtores de cafés especiais

No dia 20/11, o Sebrae Minas e a Região das Matas de Minas realizam a Rodada de Negócios Virtual dos cafés especiais da região das Matas de Minas, ação que vai aproximar compradores e produtores e possibilitar a geração de negócios. A atividade acontece durante a Semana Internacional do Café, maior encontro de cafés do Brasil, que ocorre entre 18 e 20 de novembro, e será 100% on-line.

O objetivo da rodada é apresentar para cafeterias e espaços que privilegiam os cafés especiais os pequenos produtores de cafés especiais da região, cadastrados com selo e QR Code para rastreabilidade de origem. Essa é uma das ações que compõem o projeto Sustentabilidade do Agronegócio Café das Matas de Minas. Os produtores interessados em participar da atividade devem se inscrever gratuitamente no site até o dia 02/11. Já a data de inscrição para os compradores é 11/11, na própria plataforma digital em que a Rodada de Negócios será realizada.

“Queremos incentivar a abertura de mercado e proporcionar aos pequenos produtores acesso aos possíveis compradores de cafés especiais e, com isso, promover a valorização da marca. O Sebrae irá selecionar compradores interessados em produtos artesanais e sustentáveis, e o Conselho de Entidades do Café Região das Matas de Minas ficará responsável por fazer a prova dos cafés enviados pelos produtores e emitir o laudo de qualidade dos produtos”, explica a analista do Sebrae Minas Reginamaria Loures.

Após as inscrições, será feita uma triagem prévia das empresas e, a partir daí, irão ocorrer as reuniões on-line entre compradores e vendedores, agendadas previamente.

Cafés das Matas de Minas

A Região das Matas de Minas está situada em uma área de Mata Atlântica, no leste do estado de Minas Gerais, e congrega cerca de 36 mil produtores de café, responsáveis pela produção de 5 milhões de sacas anuais, 24% do total no estado.

Em 63 municípios, com 275 mil hectares plantados na área demarcada, os produtores geram cerca de 75 mil empregos diretos e 156 mil empregos indiretos na colheita do café. A produção é naturalmente sustentável, marcada pela predominância da agricultura familiar, pelo impacto econômico e social direto e indireto e integração natural entre o homem e a mata, fatores culturais presentes na cafeicultura da região.

SIC 2020

A Semana Internacional do Café ocorre entre os dias 18 e 20 de novembro e será 100% digital. São mais de 25 eventos simultâneos que envolvem toda a cadeia, desde a produção até a xícara, e busca envolver cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. Confira a programação completa.

Veja as dicas do Sebrae Minas para empreendimentos em agronegócios no e-book.

Rodada de Negócios Virtual dos cafés especiais da região das Matas de Minas Data: 20 de novembro de 2020

Horário: 13h às 17h

Informações: (31) 3881-2889 / (31) 99777-0125

Inscrições: https://rodadadigital.pandoapps.com.br/?sm=27