PORT ENG ESP

Região das Matas de Minas

O Projeto

A Região das Matas de Minas está situada em uma área de Mata Atlântica, no leste do estado de Minas Gerais, e congrega cerca de 36 mil produtores de café, responsáveis pela produção de 5 milhões de sacas anuais, 24% do total no estado. Em 64 municípios, com 275 mil hectares plantados na área demarcada, os produtores geram cerca de 75 mil empregos diretos e 156 mil empregos indiretos.

 A produção é naturalmente sustentável, marcada pela predominância da agricultura familiar, pelo impacto econômico e social direto e indireto e integração natural entre o homem e a mata, fatores culturais presentes na cafeicultura da região.

 Desde 2011, o Sebrae Minas realiza projetos vinculados à cafeicultura na Regiõ das Matas de Minas, com o objetivo de desenvolver este segmento no território. O projeto é baseado em quatro pilares: qualidade, identidade, governança e mercado. Busca valorizar o café dessa origem produtora, organizar as ações dos produtores e abrir mercados.

 O projeto abrange ações de capacitação e orientação ao produtor sobre o processo de melhoria da qualidade, governança e identidade. Por meio de palestras, dias de campo e consultorias o Sebrae e seus parceiros levam orientação a cafeicultores interessados na produção de cafés de qualidade, que atendam às exigências de cada mercado de destino.

 A Região das Matas de Minas é regulamentada pelo Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas, uma organização sem fins lucrativos, de caráter representativo, científico, educacional e cultural, formada por 14 entidades membros e parcerias voltadas ao desenvolvimento dos cafeicultores, nos 64 municípios que compõem a área demarcada da região.

 Selo – garantia de origem

Há cerca de 10 anos começaram na região os trabalhos para fortalecer a marca da Região das Matas de Minas no mercado interno e externo. Em 2013, foi criado o Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas, responsável pela condução das ações de fortalecimento da identidade regional e promoção da origem produtora. Em 2017, foi criado o Selo de Origem Região das Matas de Minas, instrumento que permite a rastreabilidade do café ofertado e a garantia de qualidade.

 O café da região passou a receber diversas premiações de relevância nacional e internacional ao longo desses anos, como, por exemplo, os prêmios Ernesto Illy de Qualidade do Café, Concurso Estadual de Qualidade do Café da EMATER, Coffee of The Year, Concurso de Qualidade ABIC e Cup of Excellence, dentre outros. 

Em 2018, foram concedidos 1 mil selos para café verde e 13.900 selos para embalagens de café torrado / torrado e moído. Para o café torrado e moído, o foco é o mercado interno. 

Indicação geográfica

No final de 2018, o Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas entrou com o pedido de Indicação Geográfica (IG), na modalidade de Indicação de Procedência (IP), junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).  A IP refere-se ao nome de um país, cidade ou região conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou de prestação de determinado serviço.

A Indicação Geográfica é usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local se torna conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve a sua origem. Entre os benefícios diretos da IG estão o diferencial em relação às demais regiões produtoras, a agregação de valor e a organização social dos produtores, que passam a agir coletivamente como defensores da IG e contra a utilização indevida do nome protegido.

 Como participar do Projeto

Os produtores interessados em participar das ações que contribuem com o aumento da qualidade do café, o aumento da produtividade e lucratividade com a produção, além daquelas voltadas para práticas sustentáveis, abertura de mercado e valorização do café da Região Matas de Minas devem clicar no link e preencher o formulário.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfu7qAh-6Jgycn7suCqepP3gSzj6FIewGjNcqzxSlC_zwed6Q/viewform

 Resultados da estratégia de valorização da Origem Produtora

·         500 produtores atendidos diretamente pelo projeto

·         10 mil produtores beneficiados indiretamente

·         30% dos produtores da região dedicam parte de sua área de produção aos cafés especiais

·         20% ao ano é o crescimento estimado da área dedicada ao café especial na região

·         150 produtores cadastrados para vender café com selo de origem

·         1 mil sacas de café verde seladas vendidas em 2018

·         13.900 selos para embalagens de café torrado/torrado e moído

·         Portugal, Austrália e Itália foram os principais mercados do café verde selado da região

 Números do café das Matas de Minas

·         64 municípios produtores

·         278.811 hectares de lavoura

·         2ª maior região produtora de café arábica do estado (atrás apenas do Sul de Minas)

·         7,5 milhões de sacas em 2018

·         45,55% de aumento da produtividade entre 2014 e 2018

·         23% da produção do estado

·         36 mil produtores

·         80% são pequenos produtores (abaixo de 20 hectares) – predominância de agricultora familiar

 Diferenciais dos cafés das Matas de Minas

Sabor: adocicado, com diversidade de sabores cítricos, caramelado e achocolatado

Aroma: intenso, com notas florais e cítricas

Corpo: de encorpado a muito encorpado

Acidez:  delicada e equilibrada

Finalização: agradável e prolongada

Fonte: SEBRAE