PORT ENG ESP

O papel do Cooperativismo para o Desenvolvimento Coletivo da Região das Matas de Minas

O maior nível de desenvolvimento é o desenvolvimento coletivo. A capacidade de solucionar problemas e buscar alternativas coletivas calibram em um nível alto de consciência, capaz de gerar novos rumos e novas perceptivas ao desenvolvimento territorial da Região das Matas de Minas. O cooperativismo por meio da cooperação tem um papel importante, como agente fundamental na promoção do desenvolvimento coletivo.

            Os pilares que promove a cafeicultura da região como ferramenta de transformação são fortes influenciadores neste caminho evolutivo. A Qualidade Artesanal, Sustentabilidade Natural e Desenvolvimento Coletivo traz um forte apelo no sentido de valorização territorial tendo como principal instrumento a cafeicultura.

            Entre os três pilares, o Desenvolvimento Coletivo, representa o maior nível de poder, sendo necessário romper muitas barreiras na construção de arranjos fortes e estruturados, capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas, dos negócios, promovendo a sustentabilidade da Região das Matas de Minas.

            O cooperativismo além de ser um modelo econômico, é um movimento que possui em seu propósito e princípios valores que garantem, um futuro mais sustentável e equilibrado. O que é exercer este papel social? Como a responsabilidade social dialoga com o desenvolvimento econômico das cooperativas e o desenvolvimento das Matas de Minas?

O Cooperativismo é um modelo socioeconômico baseado na participação democrática, na independência, na solidariedade e na autonomia entre os atores envolvidos neste movimento, que se unem de forma voluntária em prol da satisfação de suas necessidades (sociais, culturais, econômicas e, nos dias atuais, ambientais) e superação de suas dificuldades. Enquanto movimento de pessoas e suas organizações, tem alcançado posição de destaque na economia e na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

            Bem, seguindo a linha orientadora da prosperidade e solidariedade, hoje o cooperativismo, principalmente o de crédito exerce papel fundamental no desenvolvimento coletivo da Região das Matas de Minas. Participam do Conselho das Entidades das Matas de Minas cinco cooperativas de crédito e uma cooperativa agropecuária representando a extensão do território das Matas de Minas com seus sessenta e quatro municípios. Todas atuantes no Conselho tanto com aporte financeiro quando na tomadas de decisões e ações promovidas no território das Matas de Minas.

            Porque as cooperativas da Região das Matas de Minas estão exercendo o papel de protagonismo juntamente com o Sebrae e outros parceiros no desenvolvimento da Região das Matas de Minas?

            A resposta caminha ao encontro dos valores e princípios cooperativistas. As cooperativas baseiam-se em valores de ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Na tradição de seus fundadores, os membros das cooperativas acreditam nos valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação pelo seu semelhante. Seus princípios são as linhas orientadoras pelas quais as cooperativas levam à prática seus valores.

            Quais são estes Princípios?

1 – Adesão Livre e Voluntária;

2 – Gestão Democrática;

3 – Participação Econômica dos Membros;

4 – Autonomia e Independência;

5 – Educação, Formação e Informação;

6 – Intercooperação;

7 – Interesse pela Comunidade.

            O porquê das cooperativas estarem unidas na desenvolvimento da Região das Matas de Minas está claro através dos seus valores e princípios cooperativistas universais. Ainda existe um grande caminho a ser percorrido, com desafios maiores, expectativas maiores. Partimos em busca de realizações continuas, capazes de nos colocar na rota do Desenvolvimento Coletivo Regional por meio da cooperação.

            Segundo Luiz Edson Feltrin, no cooperativismo o resultado não é o fim, é o meio para promover o desenvolvimento da sociedade, é também segundo José Luiz Tejon, o cooperativismo é o melhor modelo de negócio do futuro. Estas contribuições de Feltrin e Tejon, reforça a participação fundamental do cooperativismo na promoção da sustentabilidade da cafeicultura das Matas de Minas, pois para pensar em ser sustentável é necessário equilíbrio entre o social e o econômico e as cooperativas fazem isso com excelência.

            Termino ressaltando que o Desenvolvimento Coletivo e o mais alto nível que devemos buscar para a Região das Matas de Minas, pois ao atingi-lo, estamos rompendo com nossos egos e estaremos preocupados em deixar uma Região das Matas de Minas melhor para nossos filhos e filhos melhores para continuar este Desenvolvimento Coletivo continuo, e para isso o caminho e por meio do cooperativismo.

Fábio Junio de Carvalho.

Agente de OQS – Sicoob Credcooper