PORT ENG ESP

Matas de Minas mais uma vez na disputa do prêmio Prêmio Ernesto Illy

Produtores de café da região das Matas de Minas estão participando do 29° Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. A torrefadora italiana informou nesta quarta-feira, 09/10, que recebeu um total de 970 inscrições de amostras.

Segundo a Illy, na história da premiação, o número só fica abaixo da edição passada, em 2018, quando 1.174 amostras de café Arábica foram registradas.

“Esse número de 970 é bastante expressivo, face as dificuldades que os produtores enfrentaram nessa safra”, analisa o Dr. Aldir Teixeira, Diretor-Geral da Experimental Agrícola do Brasil e Presidente da Comissão Julgadora do Prêmio.

Além das Matas de Minas, as regiões produtoras do Sul de Minas, Cerrado Mineiro, São Paulo, Chapada de Minas, Centro-Oeste e Norte/Nordeste também enviaram amostras.

Os melhores cafés serão selecionados por uma comissão julgadora, com especialistas nacionais e internacionais da illycaffè.

Para o Prêmio Ernesto Illy – Nacional, serão selecionados 40 produtores finalistas, que concorrerão aos seis primeiros lugares.

A revelação dos finalistas acontecerá em novembro de 2019.

Os primeiros colocados da categoria Nacional serão conhecidos em março de 2020, juntamente com os premiados da categoria Regional, que terá até dois cafeicultores contemplados em cada um dos Estados/Regiões participantes. Todos os vencedores e finalistas receberão prêmios em dinheiro e diplomas.

Desde 1991, o Prêmio Ernesto Illy distribuiu mais de R$ 5,6 milhões a cerca de 1.500 produtores, consolidando-se como um marco na cafeicultura brasileira para a produção de qualidade sustentável.

MATAS DE MINAS

A illycaffè anunciou os nove países cujos grãos Arabica vão participar do Prêmio Internacional Ernesto Illy (EIICA) neste ano. A premiação acontecerá em Nova York no dia 16 de outubro e terá um representante de Manhuaçu, da Região das Matas de Minas: José Pedro Marques de Araújo.

Além do Brasil, haverá três participantes da Colômbia, Costa Rica, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicaragua e Ruanda.

Os três representantes brasileiros são os grandes vencedores do 28º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, conhecidos em abril, em São Paulo: Carlos Alberto Leite Coutinho, Elmiro Alves do Nascimento e José Pedro Marques de Araújo. A ordem de colocação deles, na premiação nacional, será revelada dentro do EIICA.

Um total de 27 produtores (3 por país) voarão para Nova Yorkpara fazer parte de uma cerimônia na ONU, que ocorrerá na manhã do dia 16 de outubro. Porém, apenas 9 finalistas irão para a próxima etapa e competirão pelo Prêmio “Best of the Best” 2019, cujo vencedor será anunciado na mesma noite, durante um jantar de gala no lendário “Jazz at the Lincoln Center”.

Fonte: Illy Café, adaptação Carlos Henrique Cruz