PORT ENG ESP

Manhuaçu sedia o lançamento da marca Região das Matas de Minas, que abriga 36 mil cafeicultores

Marca é o resultado de trabalho conjunto do SEBRAE Minas, Faemg e Conselho dos produtores da região que produz 24% do grão no estado


O Sebrae Minas, a Faemg e o Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas realizam, na próxima quinta-feira, 11 de setembro, em Manhuaçu, no Leste mineiro (Regional Zona da Mata), o lançamento da marca Região das Matas de Minas, que congrega cerca de 36 mil produtores de café. Distribuídos por 63 municípios, eles são responsáveis pela produção de cinco milhões de sacas anuais, o que significa 24% do total em Minas Gerais. O lançamento é o desdobramento de um projeto, iniciado em 2011, que, entre outros objetivos, busca valorizar o café da região, organizar as ações dos produtores e abrir mercados.
 
Após análises que revelaram o quadro geral e as potencialidades do café na região, aquelas instituições organizaram uma série de eventos (cursos, treinamentos, oficinas, palestras) voltados à informação e capacitação dos produtores. A partir de então, os resultados começaram a surgir, como a própria formação do Conselho, que reúne cooperativas de produção e de crédito, associações e sindicatos de produtores, e tem como parceira, Universidade Federal de Viçosa.
 
Cerca de 500 produtores, além de autoridades e especialistas do negócio café são esperados no lançamento. “É um momento de extrema importância para os cafeicultores de toda a região, pois estaremos consolidando os ideais de mais de 36 mil produtores”, explica o analista da Unidade de Agronegócio do Sebrae Minas, Rogério Galuppo.  Os milhares de produtores, em sua maioria, são de pequeno porte, já que 80% das propriedades têm menos de 20 hectares.
 
Lançamento da marca Região das Matas de Minas
Data: 11 de setembro
Horário: 19h
Local: AABB
R. Drosa Pinheiro, 47, Bom Pastor – Manhuaçu/MG
Informações: (31) 3379.9122 – (33) 3331.4833