PORT ENG ESP

Cafeicultores de Coimbra são reconhecidos na Região das Matas de Minas

A Região das Matas de Minas acaba de incluir o município de Coimbra (MG) na sua área de atuação de origem produtora de cafés especiais. Com a inserção, o total de municípios da área produtora regulamentada pelo Conselho das Entidades da Região das Matas de Minas chega a 64.

O pedido de inclusão de Coimbra partiu de um cafeicultor que vinha se destacando na produção de cafés em quantidade e qualidade no município, Dr. Sérgio Henrique Viana Maciel. Cafeicultor há 22 anos na Fazenda Oasis, ele trabalha fortemente a sustentabilidade ambiental com recuperação das nascentes, preservação da natureza e manejo adequado do solo. O componente social é um dos grandes pilares da fazenda, treinando colaboradores e respeitando os preceitos da legislação brasileira. O café especial veio com a dedicação e amor ao cultivo.

Além dele, Coimbra tem se destacado na região pela qualidade de cafés produzidos na área do município, que fica na microrregião de Viçosa. A inclusão na Região das Matas de Minas foi se concretizando naturalmente.

De acordo com a Emater-MG, Coimbra possui área acima de 550 hectares de café, cerca de 200 cafeicultores e gera aproximadamente 400 empregos diretos e indiretos na atividade. Trata-se de uma das culturas mais significativas da economia do município. Tão importante que o café figura até na bandeira da cidade. No ano de 2018 foram aplicados R$3,5 milhões em crédito rural no município, sendo que destes 40% foram direcionados à cafeicultura.

A qualidade dos cafés tem sido reconhecida nos concursos regionais e também em nível estadual, como exemplo o cafeicultores João Bosco e Raimundo Scaramelo.

Coimbra conta ainda com um segmento produtivo fortemente ocupado por agroindústrias do café, podendo se tornar em alguns anos um polo de rebenefício e torrefação de cafés.

A partir de agora, a Região das Matas de Minas desenvolverá ações que também vão contemplar o município de Coimbra junto com as outras 63 localidades da região. Além de promover o município como produtor de cafés para Minas, Brasil e mundo, a inserção também dá a oportunidade aos produtores de participarem de ações em conjunto, buscando diferenciais competitivos, melhores negociações, representatividade e acesso aos mercados.

MATAS DE MINAS

A Região das Matas de Minas é uma origem produtora de cafés especiais, composta por 64 municípios, situada em uma área de Mata Atlântica, no leste do estado de Minas Gerais.

A produção é naturalmente sustentável, marcada pela predominância da agricultura familiar, pelo impacto econômico e social direto e indireto e integração natural entre o homem e a mata, fatores culturais presentes na cafeicultura da nossa região.

A Região Matas de Minas é pioneira no que chamamos de qualidade artesanal, o trabalho manual e técnicas desenvolvidas pelos produtores da região para se produzir alta qualidade. O resultado deste trabalho é uma diversidade de nuances e sabores diferenciados presentes nos cafés dos produtores daqui.

Adaptação: Carlos Henrique Cruz