PORT ENG ESP

BSCA: Nove produtores das Matas de Minas disputam título de melhor café especial da safra 2019

Nove produtores da região das Matas de Minas disputam o título do melhor café da safra 2019 na fase nacional do Cup of Excellence – Brazil 2019. No total, 124 lotes estão na disputa.

Os profissionais selecionados pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) para avaliarem as amostras inscritas no Cup of Excellence – Brazil 2019 classificaram 124 lotes, de 12 origens produtoras, para a fase nacional da competição.

O concurso – principal do mundo voltado à qualidade dos grãos especiais – é parte das ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation” e realizado pela entidade em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).

Neste ano, o certame celebra duas décadas e retorna à origem de sua criação, em Lavras (MG), tendo como entidades anfitriãs a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a cooperativa SanCoffee.

A origem produtora das Matas de Minas participa com nove lotes (7,3%) do total de finalistas:

Cristina Dias Sampaio Gerolimich

Fazenda Caracol

Araponga – MG

Matas de Minas

José Mauro Miranda

Sítio Dos Estouros

Araponga – MG

Matas de Minas

Luis Mauro Araújo Miranda

Monte Sinai

Araponga – MG

Matas de Minas

Matheus Lopes Sanglard

Fazenda Criciúma

Araponga – MG

Matas de Minas

Paulo Henrique Miranda

Sítio Caminho da Serra

Araponga – MG

Matas de Minas

Raimundo Dimas Santana Filho

Fazenda Santo Antônio

Araponga – MG

Matas de Minas

Reinaldo Garcia dos Santos

Sítio Fortaleza

Luisburgo – MG

Matas de Minas

Sofia Sampaio Sumam Silva

Sítio Flor de Café

Araponga – MG

Matas de Minas

Sônia Maria Lopes Sanglard

Sítio Guaiana

São Miguel do Anta – MG

Matas de Minas.

O headjudge do júri do Cup of Excellence – Brazil 2019, o guatemalteco Eduardo Ambrocio, destacou o potencial do país na produção de cafés, tanto cerejas descascados, quanto naturais. “O Brasil tem uma grande vantagem por seu tamanho muito grande e pela diversidade de clima, o que permite produzir grande variedade de café, com diferentes e excelentes qualidades, das mais diferentes regiões”, comenta.

Essas 124 amostras passarão pelo crivo do Júri Nacional neste mês. Os cafés que tiverem notas iguais ou superiores a 86 pontos na escala de zero a 100 do Cup of Excellence serão classificados para a fase internacional do concurso, que será realizada, de 15 a 18 de outubro, nas instalações do Núcleo de Estudos em Pós-Colheita do Café da Ufla. Juízes dos principais países compradores mundiais avaliarão esses lotes e os 30 melhores, que receberem nota igual ou superior a 87 pontos, serão eleitos vencedores.

Os campeões do Cup of Excellence – Brazil 2019 participarão de disputado leilão internacional, via internet, no dia 26 de novembro.

O concurso também definirá os Campeões Nacionais, que serão os cafés que receberem nota superior a 86 pontos e ficarem em colocação abaixo dos 30 vencedores. Esses lotes serão leiloados entre os dias 25 e 29 de novembro.

Fonte: BSCA – Adaptação Carlos Henrique Cruz